O Curso de Ciências e Tecnologias do ensino secundário tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilite:
Este curso permite desenvolver, melhorar e aprofundar os conhecimentos na área das ciências e das tecnologias.
Habilita para o tratamento e representação do espaço, assim como para o desenvolvimento da capacidade de visualização mental e de representação gráfica de formas reais ou imaginadas.
Matriz Curricular |
|||||
Componentes de Formação |
Disciplinas |
Distribuição das disciplinas por ano de escolaridade |
|||
10º |
11º |
12º |
|||
Geral |
Português |
√ | √ | √ | |
Língua Estrangeira I, II ou III (a) |
√ | √ | — | ||
Filosofia |
√ | √ | — | ||
Educação Física |
√ | √ | √ | ||
Específica |
Matemática A |
√ | √ | √ | |
(b) |
Física e Química A |
√ | √ | — | |
Biologia e Geologia |
√ | √ | — | ||
Geometria Descritiva A |
√ | √ | — | ||
(c) Biologia ou Geologia ou Física ou Química |
— | — | √ | ||
(d) Antropologia ou Aplicações Informáticas B ou Ciência Política ou Direito ou Economia C ou Filosofia A ou Geografia ou Língua Estrangeira I, II, III* ou Psicologia B |
— | — | √ | ||
Educação Moral e Religiosa (Facultativa) |
√ | √ | √ |
(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, inicia obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.
(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.
(c) e (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções c).
(*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10.º e 11.º anos.