Plano de Formação |
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Componentes de Formação |
Disciplinas |
10º |
11º |
12º |
ComponenteSociocultural |
Português |
105 |
105 |
110 |
Inglês/Francês (continuação) |
76 |
72 |
72 |
|
Área de Integração |
72 |
72 |
76 |
|
Tecnologias da Informação e Comunicação |
100 |
- |
- |
|
Educação Física |
42 |
50 |
48 |
|
ComponenteCientífica |
Matemática |
99 |
99 |
102 |
Economia |
75 |
125 |
- |
|
ComponenteTécnica |
Comercializar e Vender |
138 |
186 |
118 |
Organizar e Gerir a Empresa |
150 |
90 |
98 |
|
Comunicar no Ponto de Venda |
156 |
84 |
- |
|
Comunicar Françês/Castelhano |
- |
- |
80 |
|
Formação em Contexto de Trabalho |
- |
280 |
560 |
|
Totais (Horas) |
1013 |
1163 |
1264 |
Para frequentar este curso...
- 9º Ano de Escolaridade;
- Idade inferior a 20 anos;
- Critérios de seleção específicos do curso.
PERFIL DE DESEMPENHO
O Técnico de Comércio é o profissional qualificado apto a organizar e planear a venda de
produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes,
tendo como objetivo a sua fidelização..
As atividades principais a desempenhar por este técnico são:
- Desenvolver ações empreendedoras com carácter inovador, criativo e dinâmico;
- Estudar os produtos e ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades do mercado;
- Participar na conceção, organização e animação do ponto de venda;
- Colaborar na pesquisa, definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta a evolução do mercado, as suas tendências e a procura;
- Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades;
- Processar a venda de produtos e ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis;
- Proceder a operações de abertura e fecho do dia através do controlo de caixa e ou suporte informático;
- Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do ponto de venda, recebendo, conferindo, armazenando e etiquetando, controlando stocks e inventariando existências;
- Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes;
- Proceder à organização da documentação relativa ao processo de compra e venda;
- Participar na gestão comercial e do pessoal afeto à atividade;
- Utilizar as novas tecnologias nas atividades da função comercial e de gestão;
- Planear e acompanhar o site de comércio eletrónico em colaboração com a gestão da empresa e com técnicos internos/externos à empresa de áreas multidisciplinares;
- Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à sua atividade profissional.
No final do curso...
A conclusão do curso confere uma certificação escolar correspondente ao 12º Ano e uma qualificação profissional de nível IV.
Permite prosseguir estudos, tendo, para isso, que realizar exames finais nacionais, ou ingressar diretamente num Curso de Especialização Tecnológica (CET).